Ads 468x60px

terça-feira, 29 de junho de 2010

Controle e prevenção da tuberculose é tema de oficina


A coordenação geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, promove uma Oficina de Suporte e Atualização de Módulos Operacionais de Atenção a Tuberculose em Municípios Prioritários. O evento ocorre de 22 a 24 de junho, no auditório do Departamento de Vigilância em Saúde, das 8h30min às 17 h.

O objetivo é auxiliar, atualizar e capacitar os profissionais envolvidos em ações de promoção, prevenção e controle da tuberculose nos municípios onde o percentual de detecção é alto.

“A meta é diagnosticar precocemente os casos, conseguindo assim, melhor desempenho na cura e redução ao abandono do tratamento”, ressalta a gerente do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Elcenira Farias.
Durante a programação será abordado alguns temas como Conceitos Fundamentais do SUS; Imaginário da Tuberculose; determinantes Sociais e Vulnerabilidade; Sinais e Sintomas, dentre outros.
De acordo com Elcenira, apesar de serem tomadas todas as medidas para o combate a tuberculose e os avanços no tratamento supervisionado, muitas pessoas ainda são acometidas pela doença.
“Um dos nossos desafios é convencer os pacientes a não abandonar o tratamento, pois em 2009 no município de Rio Branco, 6,14% dos pacientes abandonaram e 4,4% foram a óbito”, conclui.
A Tuberculose é uma doença infecto contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, podendo ainda atingir outros órgãos do corpo como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão é direta, o doente expele ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem contaminar uma pessoa sadia.
Por Renata Silva/Assessoria-SESACRE

FONTEwww.saude.ac.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário