Ads 468x60px

quinta-feira, 19 de maio de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE REDE SUS NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ

               Atendendo o pedido dos vereadores do municipio de Tarauacá, a Secretária Municipal de Saúde MARIA DO SOCORRO GÓES, apresentou na Câmara Municipal de Vereadores de Tarauacá, relatórios sobre a situação atual da REDE SUS MUNICIPAL.
              Dentre a justificativas para os problemas apresentados, merece destaque a situação de transição administrativa pela qual passa o município de Tarauacá,  desde março do ano em curso, que, com o afastamento do prefeito Erisvando Torquato gerou-se uma demora na realização dos processos licitatórios de medicamentos e insumos, bem como, a reforma do prédio do Posto de Saúde João Wanderley, a dificuldade de contratação de médicos e odontólogos, entre outros.
              Interrogada sobre a assistência à população da zona rural, a secretária apresentou cronograma de atendimento á comunidades ribeirinhas, expondo a situação dos profissionais do PROACRE que se encontram com uma defasagem salarial, o que contribui para o desestímulo dos profissionais do projeto em epígrafe.
             Á pedido da Vereadora Maria José, a partir de agora os exames serão agendados e entregues nas Unidades de Saúde do Município. Deixando a proposta da descentralização do Centro de Coleta de Exames, do Hospital Dr. Sansão Gomes para um centro mais próximo da população, devido à dificuldade de acesso da população mais carente de Tarauacá. A gerente do Hospital ANIZIA BAYMA,  se comprometeu de junto á administração municipal estudar a proposta por inteiro.
                  A classe de profissionais da saúde do Estado e do Município compareceu em peso. Pois a idéia é de que cada profissional pudesse apresentar suas ações e expor principalmente as dificuldades encontradas. Como foi o caso do setor de TFD em nossa cidade, que o funcionário Manoel Muniz fez uma explanação sobre a atual situação do setor em Tarauacá.


Técnicos e coordenadores dos programas da Secretaria Municipal de Saúde, também estiveram presentes ao evento. Marcelo Marques - Técnico de Sistema de Informação, Elizeu Linhares - Técnico do PROACRE e Cleiber Ferraz- Técnico do Setor de Vigilância Epidemiológica, além dos funcionários da REDE SUS MUNICIPAL. Todos prontos a contribuir com o debate.
Diretores, coordenadores e profissionais das Unidades de Saúde Municipal.

 O Técnico do Setor de Radiologia da SESACRE em Tarauacá, sr. Adão, também se fez presente expondo as suas condições de trabalho, apresentando relatório de atendimento e fazendo reivindicações de melhorias para o setor.  
A Gerente do Hospital Dr. Sansão Gomes, Srª ANÍZIA BAYMA recebeu sugestões de melhorias no atendimento à população, como a solicitação de disponibilização de transporte para os pacientes em alta, haja visto que a ambulância só oferece a remoção até o atendimento hospitalar, não oferecendo o retorno. O que gera um transtorno para as pessoas mais carentes retornarem a suas casas, pois o Hospital é distante do centro da cidade. Também recebeu muitos elogios pelo trabalho que está desempenhando frente aquela instituição de saúde pública. 
          
                          Representantes de instituições privadas e governamentais estiveram presentes a AUDIÊNCIA PÚBLICA, considerando uma iniciativa louvável, pois a população precisa saber mais sobre os serviços públicos oferecidos. O presidente da Câmara em exercício EZI ARAGÃO promete extender a idéia para outros serviços públicos como por exemplo a Educação. (Em destaque, IRMÃ NELDA - coordenadora da Pastoral da Criança em Tarauacá- figura marcante na construção social de nosso município. 

0 comentários:

Postar um comentário